+Vitalidade: Dicas para fazer amigos na vida adulta
1 de outubro de 2024
Construir um círculo de amizades demanda dedicação e disponibilidade.
Todo adulto sabe que o número de amigos diminui com o passar dos anos. Atropelados pelos compromissos desta fase de nossa vida, acabamos tendo menos tempo para dar atenção para pessoas que, na juventude, faziam parte de nosso dia a dia. Agora, trabalho, relacionamentos e filhos ocupam este espaço.
Fazer novos amigos é muito saudável, em especial, quando conhecemos pessoas que estão fora do nosso universo — de outra cultura ou profissão — e indivíduos que nos fazem ter contato com o novo, expandindo nosso pensamento e ampliando o conhecimento.
Veja dicas simples e fáceis que podem ser adotadas a partir de agora para te ajudar a reatar amizades perdidas, conquistar novos amigos e, sobretudo, voltar a ter por perto pessoas que são fundamentais em sua vida.
Se dedique
Construir relacionamentos exige dedicação. Dar um telefonema, convidar para um almoço e ser receptivo são atitudes fundamentais para fazer amigos.
Resgate amigos do passado
Sabe aquele colega da escola ou faculdade que era muito próximo, mas que você deixou de falar por causa dos caminhos diferentes que vocês tomaram? Pegue o telefone e faça uma ligação.
Saia de casa
Para fazer amizades é preciso agir. Por isso é fundamental fazer a sua parte. Frequente lugares com gente com que você tenha afinidade, se matricule em alguma atividade para conhecer pessoas.
Use e abuse da tecnologia
Utilizar a tecnologia para fazer amigos é simples e pode ser muito útil. Além de fortalecer vínculos com conhecidos de sua rede social, você também pode acessar aplicativos que possibilitam conhecer novas pessoas.
Aceite convites para sair
Um fator importante para estreitar relações é se permitir. Por isso é fundamental estar disposto para aceitar convites que, em um primeiro
momento, não soariam tão atraentes.
Tome a iniciativa
Seja desprendido. Convide aquela colega de trabalho, ainda não tão próxima, para almoçar. Mande uma mensagem para aquela amizade que se perdeu no passado.