Um alerta sobre as viroses
30 de Janeiro de 2019
Conheça os cuidados importantes que auxiliam no funcionamento do sistema imunológico
Virose é o nome dado a quadros clínicos provocados pela infecção por algum tipo de vírus. No dia a dia, os médicos usam o termo “virose” para se referir a infecções do trato respiratório ou gastrointestinal que possuem sintomas ou sinais brandos e que duram um tempo definido, com uma provável evolução para a cura, sem complicações.
Tratamento para viroses
Normalmente consiste em minimizar os sintomas. O tratamento geralmente envolve remédios para controle da febre e melhora da dor. Os sintomas mais comuns das viroses gastrointestinais são febre, diarréia, vômito e dor abdominal, enquanto as viroses respiratórias apresentam febre, corisa, espirros e, às vezes, dores no corpo.
Cuidados essenciais:
– Hidratação constante (nos casos com diarréia e vômito é importante a reidratação com soro caseiro, que além de repor os líquidos também suprem minerais essenciais);
– Repouso;
– Alimentação saudável e leve;
– Uso dos medicamentos indicados pelo médico.
É imprescindível nesse período evitar ir a locais com muitas pessoas para evitar a transmissão, como escola, trabalho, transporte público, e etc. É importante evitar também compartilhar talheres e copos com pessoas de casa.
Quando ir ao médico devido a uma virose?
Muitas vezes os sintomas de viroses podem ser simples e não levam a pessoa ao médico. O ideal é buscar ajuda se os sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, se intensificam e não melhoram mesmo com medicações.
Pessoas com sistema imunológico mais fragilizado também tem mais chances de se infectarem e manifestarem sintomas de viroses, como crianças, idosos, pessoas com HIV e que passam por quimioterapia também devem buscar um médico quando apresentarem sintomas típicos de viroses, como febre, vômito e diarreia
Complicações das viroses
As viroses mais simples e comuns não trazem complicações. No entanto, existem diversas doenças virais mais graves que podem ocasionar sequelas, como o pólio, HIV, ebola. Sabemos também que as arboviroses podem trazer algumas complicações graves em alguns casos, como a síndrome de Guillain-Barré e o Zika vírus.
Fonte: www.minhavida.com.br