Proteja seu ouvido: saiba como cuidar da saúde auditiva
10 de Março de 2022
Pode parecer simples, mas algumas ações são indispensáveis para cuidar da sua saúde auditiva. Reduzir o uso de fones de ouvido, principalmente os intra-auriculares (aqueles que precisam ser encaixados dentro do canal auditivo), e diminuir o volume do que se escuta são algumas das dicas que podem proteger a saúde do seu ouvido.
Os cuidados com a saúde auditiva devem ser iniciados desde a infância, com limpeza adequada, usando de algodões ou panos macios ao invés de cotonetes, e na atenção ao prevenir que a criança coloque objetos ou líquidos dentro do ouvido.
Os adolescentes e jovens estão entre os que têm maior risco de ter complicações na audição devido ao consumo de música muito alta nos ouvidos. A estimativa é que pessoas entre 12 e 35 anos possuam mais chances de perder a audição pelo uso de volume alto com frequência, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas no início de março.
Confira as principais dicas para manter a saúde auditiva:
– Evite usar fones de ouvido por longos períodos
– Nada de sons altos. Ao usar fones de ouvido, reduza o volume
– Se possível, use tampões de ouvido em ambientes com muito barulho
– Não coloque remédios caseiros, óleos ou objetos dentro do ouvido
– Procure um médico ao sentir alguma dor ou dificuldade para ouvir
Cuidados com a higiene do ouvido:
A cera é uma secreção natural que ajuda a proteger o ouvido de sujeiras e outros fragmentos que possam entrar no canal auditivo, não sendo necessário limpar a parte interna, pois ela é autolimpante.
A limpeza deve ser feita somente na parte externa da orelha, com uso de algodão ou um pano macio. Já o uso de cotonetes deve ser evitado, já que as hastes podem machucar ou empurrar a cera para dentro do ouvido.
Nos casos em que o ouvido ficou tampado devido ao acúmulo de cera, a remoção deve ser feita por um profissional de saúde especializado que irá fazer a limpeza correta sem prejudicar a sua saúde auditiva.
Como cuidar da saúde do ouvido:
Dores e incômodos no ouvido devem ser sempre levados em consideração, já que com o diagnóstico ágil e tratamento adequado é possível cuidar da saúde auditiva, conforme informa nota da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
Nos casos de secreção ou pus no ouvido, é fundamental procurar o médico especialista. Esses problemas se devem, principalmente, às inflamações no ouvido que podem ser tratadas com rapidez, evitando, assim, complicações para a saúde auditiva, revela a OMS.
Ao menor sinal de perda de audição, zumbido, sensação de ouvido tapado ou sentir que entrou um inseto no canal auditivo, a indicação também é procurar o profissional de saúde.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!