Problemas de visão: conheça os sintomas e como cuidar
7 de junho de 2021
Problemas de visão costumam se apresentar com olhos ressecados, sensação de ardência, vista embaçada, dificuldade para focar em planos distantes e até mesmo dor de cabeça. Não recebendo a devida atenção desde o início, esse incômodo pontual pode gerar sérios problemas de visão no futuro.
Passar longos períodos em frente às telas, principalmente devido ao isolamento social e às adaptações de trabalho, estudo e lazer para o virtual, influenciou no aumento do número de pessoas que têm reclamado sentir desconforto na vista.
A exposição por tempo prolongado em TVs, computadores e celulares pode intensificar o ressecamento dos olhos, já que a quantidade de vezes em que piscamos diminui. O Ministério da Saúde recomenda procurar um médico especialista na saúde dos olhos quando sentir desconforto, para tratar e evitar problemas de visão mais graves.
Sintomas iniciais dos problemas de visão:
– Vista embaçada ou turva: passar muito tempo focando em um único ponto próximo pode prejudicar ao tentar ver locais mais distantes. O que gera a necessidade de forçar a vista para enxergar o que está mais longe.
– Sensibilidade à luz: longos períodos em locais fechados, como a própria casa ou escritórios, contribui para que a vista se acostume com a iluminação artificial, complicando na adaptação dos olhos à luz natural.
– Ressecamento ou sensação de areia nos olhos: quando estamos diante de telas de TV ou celular, nossos olhos tendem a diminuir a frequência de piscadas, o que dificulta na produção das lágrimas que lubrificam naturalmente os olhos.
– Ardência e vermelhidão: exposição à luz artificial e ressecamento dos olhos gera grande irritação, isso faz com que os olhos fiquem vermelhos com mais facilidade.
Cuidados com a saúde dos olhos:
– Ao sair, use óculos escuros. Os óculos de sol são uma proteção adicional para a vista, pois reduz a exposição dos olhos aos raios ultravioleta, conforme explica o Ministério da Saúde.
– Mantenha os olhos afastados das telas de TV e computadores. A recomendação é manter uma distância mínima de 30cm entre sua visão e a tela do aparelho.
– Se possível, reduza a luz emitida pelos aparelhos de celular e computadores. Diminua o brilho da tela e acione a opção de filtrar a luz azul.
– Faça pausas para descansar os olhos. A cada 20 minutos, retire a vista da tela e foque em um objeto distante, isso contribui para que seus olhos não se acomodem com os planos próximos e você não force a vista ao tentar enxergar o que estiver longe.
– Lembre-se de piscar. É comum esquecermos de piscar os olhos quando nos concentramos em algo, ainda mais durante o uso de smartphones e computadores. Piscar favorece a produção de lágrimas que vão lubrificar os olhos e evitar o ressecamento.
– Beba água com frequência. A hidratação traz inúmeros benefícios para o organismo, como também para os olhos.
Caso os sintomas se compliquem, procure um profissional especialista em olhos para orientações específicas de cada problema de visão. Evite usar remédios e colírios sem a orientação de um médico.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você e da sua família é o nosso plano!