Mitos e verdades sobre o Câncer de Próstata

7 de novembro de 2023

Médico mostrando protótipo de próstata

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), um a cada 6 homens pode ter sido diagnosticado com Câncer de Próstata. É uma doença comum, porém repleta de crenças e informações erradas sobre ela. 

Por isso, é tão importante distinguir quais são os mitos e verdades sobre esta doença.  

 

Qual a realidade do Câncer de Próstata no Brasil?

É de extrema importância para o sucesso do tratamento o diagnóstico precoce, mesmo sendo uma doença silenciosa, são diagnosticados mais de 65 mil casos por ano.

Muitos homens acreditam que a sua virilidade pode ser comprometida, seja pelo exame de toque retal ou mesmo pelo acometimento do tumor maligno nesta glândula importante para o sistema reprodutor masculino. 

O Câncer de Próstata é o que mais vitima homens em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Portanto, é de extrema importância sabermos mais sobre essa doença e como ela pode ser combatida. 


Homem em consulta médica

 

Quais são os mitos e verdades sobre o Câncer de Próstata?

Como dissemos anteriormente, para muitos homens cuidar da saúde da próstata pode ser um sinal de fraqueza, fazendo com que a sua virilidade seja comprometida. A maioria dos mitos surge desse temor, por isso, separamos alguns mitos e verdades para serem esclarecidos. 

  • O Câncer de Próstata afeta apenas homens idosos

MITO

Estatísticas revelam que o Câncer de Próstata é mais comum em homens de idade avançada, mas não isenta os homens de todas as idades. Assim, seja qual for a sua faixa etária é importante estar atento aos fatores de risco e manter a rotina de exames que detectem precocemente a doença. 

  • Homens sedentários têm mais chances de desenvolver Câncer de Próstata
 
VERDADE

O sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações no metabolismo que podem levar a mutações que darão origem ao tumor. Portanto, é de extrema importância incluir atividades físicas e dieta equilibrada na sua rotina, sendo uma forma de prevenir o Câncer de Próstata. 

  • A atividade sexual aumenta o risco de desenvolver Câncer de Próstata

MITO

Estudos apontam que homens com vida sexual ativa e ejaculações mais frequentes apresentam um risco menor de desenvolver a doença. Isso significa que a frequência da atividade sexual, ao contrário do que se fala, pode até colaborar para a prevenção do câncer de próstata.


Médico segurando protótipo de próstata

  • Se não há histórico familiar os riscos de ter a doença são mínimos  

 MITO

Apesar de o histórico familiar estar atrelado ao diagnóstico de Câncer de Próstata, podendo duplicar as chances, não significa que os homens sem essa condição estão livres da doença. 

  • O exame de PSA pode substituir o exame de toque

MITO

Os exames de rastreamento do Câncer de Próstata são complementares, por isso, é de extrema importância que os dois sejam feitos. A rotina clínica mostra que é possível que um homem com PSA normal esteja com câncer e outro com o PSA alterado não tenha a doença.

  • O exame de toque retal é rápido e indolor

VERDADE

Estima-se que o tempo de duração do exame de toque retal é de 15 segundos. Ainda que em alguns pacientes (como os que sofrem com hemorróidas) possa haver um desconforto, ele é totalmente indolor. 

  • Se não há sintomas não precisa se preocupar

MITO

Em estágio inicial, quando as chances de cura são de 90%, este câncer não apresenta qualquer sintoma. Quando surgem sintomas, há duas possibilidades: ou eles se devem ao crescimento benigno da glândula, como jato urinário mais fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, ou podem indicar o câncer de próstata em estágio avançado.

  • O Câncer de Próstata diminui a virilidade

DEPENDE

Aproximadamente metade dos homens que têm bom desempenho sexual antes do tratamento do Câncer de Próstata mantém a mesma virilidade após o tratamento da doença. A maioria, no entanto, tem apenas uma pequena perda de desempenho, que muitas vezes volta ao normal dentro de alguns meses a um ano. 

  • O tratamento de Câncer de Próstata causa incontinência urinária

DEPENDE

A afirmação é verdadeira, mas a situação geralmente é transitória, dependendo do tipo de tratamento e da experiência do cirurgião. Um em cada 5 homens com Câncer de Próstata sofre com incontinência urinária como consequência do tratamento. 

Seja como for, apenas depois da avaliação de um urologista e o cirurgião oncológico com experiência em câncer urológico é que se torna possível detectar com precisão a presença ou não do câncer de próstata. Por essa razão, os exames preventivos são tão importantes na luta contra a doença.

Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!




Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook