Governo lança campanha de vacinação contra meningite e HPV
14 de Março de 2018
O foco é imunizar o público jovem
O Ministério da Saúde lançou na última terça-feira (13) a Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e Meningites. Cerca de 10 milhões de jovens estão sendo convocados a comparecer aos postos de saúde para serem imunizados. Devem receber a dose contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Já a faixa etária de imunização contra a meningite C foi ampliada e passa a ser de 11 a 14 anos. Até o ano passado, eram imunizados apenas meninos e meninas de 12 e 13 anos.
Com o slogan “Não perca a nova temporada de Vacinação contra a meningite C e o HPV” a expectativa da campanha é imunizar 10 milhões de jovens e adolescentes em todo o país.
HPV
É uma infecção sexualmente transmissível provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. Existem mais de 200 variações desse tipo de vírus. A maioria está associada a lesões benignas, como o aparecimento de verrugas, que podem ser clinicamente removidas. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença.
MENINGOCÓCICA C
É um processo inflamatório das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes, devido a capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.