É possível prevenir alguns transtornos psicológicos?
4 de Janeiro de 2024
O mês de janeiro é destinado à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, a campanha evidencia a necessidade da atenção a aspectos emocionais.
No início do ano é comum que tiremos um tempo para traçar metas, fazer reflexões e definir por qual caminho seguir durante esse novo ciclo, pois o autoconhecimento é fundamental para o nosso crescimento.
Preservar uma rotina saudável é fundamental para enfrentar as dificuldades de forma mais eficaz. Indivíduos emocionalmente equilibrados conseguem tomar decisões mais ponderadas, diminuindo os níveis de estresse e ansiedade.
Como driblar o estresse cotidiano?
Ter uma boa saúde mental é bem mais do que não ter um transtorno psiquiátrico. Significa preservar o bem-estar e a qualidade de vida, desfrutando de uma harmonia consigo mesmo e com os outros. Envolve a habilidade de enfrentar os estressores diários, que são imprevisíveis.
Como podemos melhorar a saúde mental?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o conceito de saúde mental é bem amplo, incorporando várias áreas da vida e envolvendo aspectos sociais, de trabalho e de lazer, não apenas a ausência de uma doença psicológica.
Confira algumas dicas simples mas que podem ajudar bastante na sua saúde mental:
- Faça atividade física diariamente;
- Durma bem;
- Mantenha uma alimentação saudável;
- Adquira novas habilidades, como tocar um instrumento ou fazer artesanato;
- Mantenha equilíbrio entre as atividades de trabalho e o seu lazer;
- Reserve um tempo para ficar com a família e amigos;
- Estabeleça objetivos de vida;
- Exercite o autoconhecimento através de atividades como yoga e meditação.
Como prevenir alguns transtornos psicológicos?
É possível amenizar e até prevenir alguns problemas de saúde mental através da prática de exercícios físicos, da higiene do sono, além de uma alimentação equilibrada e saudável.
Investir em terapia com psicólogo é uma prática indicada para todos, até para os que estão com sua saúde mental saudável.
Uma orientação adicional consiste em evitar o consumo de substâncias psicoativas, tais como álcool, drogas e cigarros, frequentemente associadas à origem de alguns distúrbios psiquiátricos.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!