Convivendo com o Câncer de Mama: práticas que podem auxiliar durante o tratamento
20 de outubro de 2023
Ao receber o diagnóstico de Câncer de Mama, o paciente fica bem impactado, sendo o maior deles psicológico, devido às inseguranças e mudanças que o corpo sofre durante o tratamento. Na hora que a mulher recebe essa notícia é comum que ela sinta raiva, medo, choque e algumas vezes, descrença. É provável que a paciente precise de algum tempo para poder absorver e compreender esse diagnóstico.
O Câncer de Mama tem um impacto ainda maior para as mulheres, já que pode afetar a sua aparência. Ao iniciar o tratamento elas passam por muitas mudanças, sejam elas físicas, psicológicas e até mesmo sociais.
Quais atitudes podem ser tomadas para deixar o tratamento de Câncer de Mama mais leve?
É possível lidar com o Câncer de Mama do mesmo modo como lidamos com outros problemas, persistindo e procurando soluções. Separamos algumas atitudes que as pacientes podem adotar para deixar o seu tratamento mais leve e tranquilo.
-
Cuide de você:
Reserve um tempo no seu dia para fazer algo prazeroso, evitando pensar na doença durante esse momento. Visite os seus amigos, cozinhe, pratique esportes, adquira um hobby, escute música ou assista um filme. Certamente esses momentos são valiosos e fazem bem para a sua saúde física e mental.
-
Busque informação:
Saber o máximo possível sobre o seu tipo de Câncer e quais são as formas de tratamento pode trazer segurança durante esse processo. Converse com o seu médico e estabeleça uma relação de confiança, não só com ele, mas com toda a equipe que fará parte desse momento.
Mas atenção, procure fontes confiáveis. Existem diversos sites na internet que disseminam informações falsas sobre doenças.
-
Expresse seus sentimentos:
É normal não se sentir bem, ficar triste, inseguro, estressado ou até mesmo se lamentar. Quando acontece isso é de extrema importância que expressar os seus sentimentos, isso ajuda que se sinta no controle da situação e não sendo dominado por essas emoções.
Esconder os sentimentos pode tornar ainda mais difícil esse momento delicado que é o período do tratamento de Câncer de Mama. Dividir as suas emoções com pessoas próximas pode aliviar essa carga.
-
Conheça outras pessoas que estão em tratamento:
É difícil para qualquer pessoa lidar com o Câncer de Mama sozinho. Aceite ajuda de seus amigos, familiares, vizinhos e organizações de apoio. Eles podem ajudar você a se sentir menos sozinho, compartilhando inseguranças, medos, esperanças e sucessos.
-
Mantenha uma alimentação equilibrada:
A alimentação tem um papel fundamental para a qualidade de vida do paciente e sucesso no tratamento de Câncer de Mama. Além de ser possível utilizá-la como uma aliada para amenizar os desconfortos causados pela quimioterapia.
Além de investir em uma dieta balanceada e rica em nutrientes, alguns alimentos podem ajudar a reduzir os enjoos e alterações no trânsito intestinal causados pelo tratamento.
-
Pratique atividades físicas:
É comprovado que a prática de exercícios físicos reduz a adiposidade das células reduzindo a sua inflamação, aumenta a resposta imune e diminui a glicemia. Esse conjunto de ações previne o surgimento de células cancerígenas, ajudando a encurtar a fadiga provocada pelo tratamento oncológico.
Mas não faça atividades físicas sem antes consultar o médico e verificar que possui condições clínicas para isso.
-
Pratique atividades de relaxamento:
Atividades que fazem o corpo relaxar, como yoga e meditação, são ótimas alternativas para reduzir o estresse e a ansiedade, que são bem comuns nesse período. Muitos pacientes relatam até melhora dos efeitos colaterais após iniciar atividades de relaxamento.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!