Atividade física em casa: conheça os cuidados necessários
14 de Maio de 2021
Realizar atividade física em casa de forma regular traz inúmeros benefícios para a saúde e contribui para a melhora na qualidade de vida a longo prazo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva a frequência de exercícios que movimentam o corpo para a prevenção e controle de doenças.
Manter o hábito de se exercitar favorece no aumento da energia do organismo, o que contribui para que o corpo esteja mais disposto a fazer as atividades regulares do dia a dia, como as obrigações domésticas, de estudo e trabalho.
A prática de atividade física em casa é uma das ações mais recomendadas para aqueles que possuem dificuldade de dormir, pois o exercício estimula a produção de hormônios que contribuem na indução do corpo ao sono, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.
Cuidados necessários ao fazer exercício físico em casa
A realização de atividade física em casa, no entanto, requer cuidados e atenção redobrada quando feita sem o acompanhamento de um profissional. Conhecer os limites do próprio corpo auxilia na prática correta das atividades, realizando os movimentos recomendados para cada situação e favorecendo o alcance dos objetivos.
Com a orientação de um médico ou profissional da área de educação física, é possível descobrir quais partes do corpo devem ser tratadas com cautela e, assim, evitar o agravamento de problemas já existentes.
Antes de iniciar qualquer exercício é preciso alongar o corpo. Recomendação do Ministério da Saúde, esse pré-aquecimento melhora a flexibilidade dos membros, a manutenção da postura correta e reduz os riscos de lesões.
Para quem nunca fez atividade física antes ou aqueles que estão parados há um bom tempo, o indicado é iniciar com exercícios de baixa intensidade. Essas atividades geram menos impactos nos músculos, ligamentos e articulações, o que reduz as chances de contusões e inflamações.
Atividades físicas mais indicadas para fazer em casa
Dança, caminhada, subir e descer escadas. Para manter a frequência de atividade física em casa, o ideal é começar por aquele exercício que dê prazer e seja mais fácil de executar.
Manter uma frequência de subidas e descidas de escadas auxilia na regulação da respiração, ajudando na circulação sanguínea. Esse exercício bastante comum, ao ser feito de forma regular, ajuda no fortalecimento do joelho e dos músculos da perna.
Quando a caminhada ao ar livre não é viável, é possível adaptar situações normais para aproveitar e andar pela casa, como uma conversa ao telefone, ao buscar um objeto em outro cômodo ou ao tirar um tempo para ouvir uma música que agrade.
Exercícios de agachamento também são bastante indicados para realizar em casa devido a sua facilidade de execução. Itens domésticos, como cabo de vassoura ou pacotes de grãos ajudam no equilíbrio do corpo e no aumento do peso durante a atividade.
Para todas as atividades físicas realizadas em casa e sem o acompanhamento de um profissional é necessário começar com uma quantidade reduzida de movimentos e, somente após um período, aumentar a frequência e intensidade.
Lembre-se de manter a postura correta durante a execução de cada movimento. Estar com a cabeça para baixo durante um agachamento, por exemplo, pode gerar complicações e dores na coluna e no pescoço.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você e da sua família é o nosso plano!