Arboviroses: Quais são os sintomas, tratamentos e causas?
31 de Janeiro de 2023
Também conhecidas como viroses das chuvas, as Arboviroses são doenças causadas por arbovírus, como o da dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela.
O que é o arbovírus?
A classificação engloba todos os vírus transmitidos por artrópodes, insetos e aracnídeos. Existem mais de 500 espécies de arbovírus, sendo apenas 150 delas que causam doenças em humanos.
Quais são as causas das Arboviroses?
O vírus é adquirido pelo vetor através do contato com um animal ou ser humano contaminado e é transmitido às outras pessoas durante a picada.
O inseto ou carrapato é sempre a principal forma de transmissão da doença. Um importante transmissor das arboviroses atualmente é o mosquito Aedes aegypti, vetor do Zika vírus, dengue e febre amarela.
Quais os tipos de arbovírus?
Existem 3 famílias mais conhecidas de arbovírus.
- Flavivírus: inclui doenças do Aedes, como o Zika, dengue e febre amarela.
- Togavírus: classificação da febre Chikungunya e das encefalites equinas.
- Bunyavírus: inclui os hantavírus que são causadores da febre hemorrágica.
Sintomas comuns das Arboviroses:
Os sintomas podem variar, já que só existe uma característica em comum entre eles, o fato de serem transmitidos por artrópodes. Mesmo sendo de subclassificações diferentes, as arboviroses costumam ter os sintomas bem parecidos, mudando apenas a intensidade, sendo eles:
- Febre
- Dor de cabeça
- Mal-estar
- Dos nas articulações
- Manchas vermelhas e erupções na pele
- Náuseas e vômito
Como receber o diagnóstico?
Se há alguma suspeita que está com alguma arbovirose, procure um médico ou hospital. Com a Unimed Ceará você pode agendar teleconsultas ou consultas presenciais na AIS Fortaleza.
O diagnóstico é feito com exames genéticos que identificam as parcelas do material do arbovírus no sangue do paciente. Esses exames levam de 3 a 4 dias para o resultado, mas só detectam o vírus enquanto ele ainda está circulando no organismo.
Além disso, o médico fará exames físicos durante o atendimento, para identificar se os sintomas se relacionam com os da doença.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!