Vacinação contra gripe começa amanhã em Fortaleza
22 de Abril de 2014
A vacina contra a gripe estará disponível nos 92 postos de saúde da Capital a partir de amanhã, 23. No Ceará, o público-alvo é de 1.995.760 pessoas e o Ministério da Saúde (MS) espera vacinar 80% desse grupo. A imunização – que é eficiente contra três subtipos do vírus – é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Além disso, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também podem se vacina (ver quadro). Conforme explica Vanessa Soldatelli, assessora técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nestes casos, deverão ser levadas prescrições médicas que comprovem a necessidade. “A novidade esse ano é a ampliação da faixa etária das crianças que devem tomar a vacina para menores cinco anos”, explica.
Nacionalmente, a campanha começa hoje. Entretanto, conforme explica a assessora técnica, as doses só começaram a ser distribuídas em Fortaleza hoje. “O feriado foi prolongado e tivemos receio de distribuir antes e ter algum problema no armazenamento, pois a imunização é conservada em temperatura extremamente baixa e qualquer queda de energia poderia ocasionar a perda das doses”, afirma. O MS já enviou 2.155.420 doses para o Ceará. A campanha segue até o dia 9 de maio.
No restante do Estado, conforme informação da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a vacinação deve começar de acordo com decisão dos municípios. “Os mais próximos já retiraram as doses, outros preferiram esperar e começar a imunização apenas amanhã”, informou. A mobilização nacional – dia D – deve acontecer no próximo sábado, 26.
Saiba mais
A vacina é eficiente contra os subtipos A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. As categorias de risco clínico com indicação para a vacina são doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas crônicas; diabetes (Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos); obesidade (grau III); transplantados (órgãos sólidos e medula óssea); imunossupressão; portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de klinefelter, Sídrome de Wakany).
Serviço:
Mobilização nacional
Quando: sábado, 26
Horário: das 8h às 17 horas
Onde: postos de saúde
Outras informações:
www.saude.ce.gov.br
Fonte: O Povo.