Teste do Pezinho: a importância do exame logo ao nascimento
6 de junho de 2016
Nesta segunda-feira, 6 de junho, celebra-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, data existente para promover a importância sobre o exame que detecta doenças logo após o nascimento.
É essencial realizar o teste do pezinho nas primeiras 48 horas de vida do bebê, para identificar, a partir de uma gotinha de sangue, o hipotireoidismo congênito (glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo), a fibrose cística (doença hereditária recessiva, que afeta principalmente pulmões e pâncreas) e as doenças falciformes e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).
Caso diagnosticadas, essas doenças deverão receber o acompanhamento de um médico que indicará tratamento especial urgente. Para que a saúde da criança não seja comprometida.
O teste
Um profissional faz a coleta de sangue, que é encaminhado ao laboratório para análise (entre 15 e 30 dias) e o resultado é entregue a família. Na rede pública, o procedimento é gratuito e obrigatório em todo o território nacional.
Fonte: Blog da Saúde.