Pesquisadora cria alimentos menos gordurosos a partir da fibra do abacaxi
27 de Abril de 2016
Imagina comer um delicioso hambúrguer sem ter peso na consciência. Sonho? Talvez não. A pesquisadora Miriam Selani, da USP, dedicou-se em buscar formas de promover o aproveitamento integral dos alimentos, agregando valor nutricional e contribuindo com a sustentabilidade. O objetivo é reduzir o desperdício e promover à população opções de produtos mais saudáveis.
No estudo para seu doutorado, foram utilizados subprodutos do processamento de frutas, como abacaxi, maracujá e manga, que são usualmente descartados pela indústria. Miriam analisou os potenciais de cada alimento, selecionando o melhor. Entre os três, o abacaxi foi o escolhido.
A partir das partes desta fruta que não foram aproveitadas, dois produtos foram criados: extrusado de milho enriquecido com fibra de abacaxi e hambúrguer bovino com fibra de abacaxi e óleo de canola (como substitutos parciais de gordura). Estes alimentos proporcionam mais fibras e redução do teor de gorduras e colesterol.
“O uso do subproduto de abacaxi como ingrediente mostrou resultados promissores do ponto de vista tecnológico e também nutricional, fato que, no futuro, poderá beneficiar a população”, comenta a pesquisadora.
Fonte: Blog da Saúde.