Novas parcerias estão por vir
14 de setembro de 2018
Unimed Ceará e Fiocruz prospectam parcerias de cooperação técnica científica em projetos e atividades voltadas para a área de Tecnologia da Informação em Saúde
Nesta sexta-feira (14.09), o presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel, juntamente com uma comitiva da Federação das Unimeds do Estado do Ceará, composta por diretores, gerentes e outros colaboradores, visitou a sede da Fundação Oswaldo Cruz, localizada no município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza.
Durante a reunião foi apresentada ao diretor da instituição, Dr. Carlile Lavor, o organograma de toda a estrutura organizacional da Unimed Ceará, com o objetivo de estabelecer parcerias junto à Fundação com o foco na área de Tecnologia da Informação em Saúde. Na ocasião, um dos assuntos em destaque foi o RES (Registro Eletrônico de Saúde), poderosa ferramenta que funciona através de um sistema inovador que permite unir dados clínicos de pacientes, tais como prontuários e exames, com qualidade e segurança em prol de um cuidado integrado.
Segundo o Dr. Darival Bringel, presidente da Unimed Ceará “essas inovações buscam conhecer o perfil epidemiológico de nossos clientes para que possamos desenvolver políticas de saúde com qualidade e controle de custos”. Ainda de acordo com ele, estar ao lado da mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina faz toda a diferença na busca por bons resultados.
Para o diretor da instituição, Dr. Carlile Lavor, o encontro aconteceu no momento certo, já que a Fiocruz vem buscando cada vez mais promover a saúde e o desenvolvimento social, gerando e difundindo conhecimento científico e tecnológico, sendo assim um agente da cidadania. “São estes os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde”, afirmou ele.
Na Fundação Oswaldo Cruz são executados vários projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças, além de outros temas ligados à saúde coletiva. A Fiocruz é a principal instituição não-universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil. Além da geração de conhecimento, a Fiocruz atua no desenvolvimento de produtos e processos com aplicação potencial como: novas vacinas, medicamentos à base de plantas, métodos de diagnóstico e monitoramento da saúde do trabalhador, aumento do número de patentes brasileiras e aprimoramento do sistema de saúde nacional. Estas atividades estão entre as mais relevantes no contexto atual de políticas públicas de ciência e tecnologia em saúde do governo federal, de modo especial, voltadas à inovação do complexo produtivo da saúde.