Música alta pode prejudicar audição
28 de Março de 2016
Muita gente gosta de ouvir a música preferida num volume elevado. No entanto, mesmo sem saber, muitas pessoas estão provocando perda auditiva a si mesmas ao abusar desse volume de som alto. Esse hábito tem provocado um grande número de jovens e adultos com algum sintoma de perda de audição.
Um dos fatores que influenciam nesse aumento de casos é a exposição ao som muito alto ou o uso inadequado dos fones de ouvido. Apesar de muitos procurarem assistência médica assim que percebem que estão com dificuldade de ouvir, estes acabam ignorando o problema por falta de informação, o que pode agravar ainda mais a situação e evoluir para algo mais sério.
“É importante sempre procurar um médico assim que os primeiros sinais de que a audição está comprometida surgirem, pois assim é mais fácil reverter o quadro e evitar complicações”, explica Andréa Abrahão, fonoaudióloga e diretora técnica da rede Direito de Ouvir.
Zumbido no ouvido pode ser indício de perda auditiva
Um barulho similar a um apito que aparece geralmente no ouvido após uma pessoa ouvir música alta. Essa sensação comum é conhecida como zumbido e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, afeta mais de 28 milhões de brasileiros.
Geralmente o ruído é notado em situações silenciosas ou em que não existe a presença de um som ambiente. O efeito do zumbido pode variar para cada pessoa, ou seja, em alguns casos são mais leves e passageiros, já em outros podem ser mais graves e podem causar situações incômodas como a perda do sono e dificuldade de concentração.
Fonte: Diário do Nordeste.