Musculação favorece o emagrecimento
11 de Abril de 2016
Independentemente da atividade física, todo exercício leva à perda de peso. Isso porque a prática implica na queima de calorias e gera energia para o corpo executar os movimentos. Na musculação, que tem como foco a construção e manutenção dos músculos, o praticante tem suas reservas de energia acionadas para que o corpo possa trabalhar. Porém, no fim do exercício, ela precisa ser reposta.
Segundo o educador físico especialista em personal trainning Paulo Roberto Tavares, é aí que entra a gordura corporal. A gordura estocada é metabolizada para suprir a carência de energia nos músculos, sendo esse processo continuado mesmo após o exercício. “Pesquisadores revelam que a musculação pode ser tão ou mais eficiente na queima de gordura quanto caminhar, nadar, pedalar e outros exercícios aeróbicos”, destaca.
É por meio da musculação que se obtém o aumento da massa magra. Entretanto, se os hábitos alimentares não fornecerem os nutrientes necessários ao organismo, a própria massa magra pode ser consumida pelo corpo numa tentativa de suprir a demanda energética exigida para realização dos exercícios.
É preciso associar a dieta, recomendada por um nutricionista, ao exercício de resistência que será o responsável pela formação de novas fibras musculares dentro das existentes por meio de microrrupturas geradas, normalmente na prática da musculação.
“Ao se regenerar o músculo, aumenta a quantidade de fibras e, consequentemente, o seu diâmetro. Desta forma, ocorre o aumento da massa magra tão desejada”, afirma Paulo Roberto.
Resultados
Atualmente, a sociedade é imediatista. “A busca pelo ‘corpo perfeito’ está na frente da busca pelo corpo saudável. “Esta opção, além de errônea, é apressada, daí tantas pessoas recorrerem aos anabolizantes e outros artifícios de ação rápida”, afirma o expert.
O “xis” da questão está no conhecimento do próprio corpo. Conforme o educador físico, a preparação, que inclui a avaliação física feita por um profissional da área, pode revelar ganhos significativos de massa magra em substituição à massa gorda.
É possível que, após algum tempo de prática da modalidade, o peso do aluno permaneça o mesmo e ele não perceba a transformação do corpo. Mas por debaixo da pele ocorre uma revolução, que só será revelada na reavaliação física.
Queima de calorias
Quanto maior for a quantidade de exercícios executados, maior será a perda de calorias. Conciliar a musculação com atividades aeróbicas beneficia, consideravelmente, o fortalecimento da musculatura. Essa prática evita o risco de lesões, prepara a estrutura física para outras modalidades mais intensas e com maiores exigências de força.
“Entretanto, vale salientar que o excesso de atividades sem orientação de um profissional qualificado pode causar o ‘over trainning’. Esse tipo de situação acontece quando o corpo entra em exaustão por falta de descanso ou dieta incorreta e não se recupera adequadamente de eventuais lesões”, conclui o educador físico e personal trainning da academia Corpus Dance, Paulo Roberto Tavares.
Saiba mais
Benefícios da musculação
Ajuda na redefinição da musculatura
Mantém a pele esticada, pois o emagrecimento resulta em perda de elasticidade
Alivia os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos
Aumenta a densidade óssea, melhora a postura, previne dores nas costas e eleva a taxa metabólica
Melhora a circulação, pois os movimentos dos músculos trabalhados ajudam a empurrar o fluxo sanguíneo de volta para o coração
Fonte: Vida/Diário do Nordeste.