Como reduzir o tempo das crianças nos eletrônicos

30 de Maio de 2016

criançaHá pouco mais de uma década um dos fatores que costumava gerar desentendimento entre pais e filhos dentro de casa era o tempo demasiado em frente à televisão. Hoje em dia, além da TV, outros eletrônicos costumam fazer parte do dia a dia das crianças desde os primeiros anos de vida com ainda mais intensidade, entre eles estão os tablets, smartphones, computadores e videogames. É preciso estar atento, ter criatividade, persistência e autoridade para estabelecer uma rotina equilibrada, sem que os aparelhos eletrônicos ocupem a maior parte do tempo dos pequenos.

DICA: defina previamente com a criança a quantidade de tempo que ela pode destinar diariamente para os eletrônicos. Aproveite para estabelecer um cronograma que inclua os deveres de casa e demais brincadeiras lúdicas.

Formas de entreter a criança

O segredo é buscar na memória as brincadeiras que faziam parte da infância, principalmente de quem possui hoje mais de 20 anos de idade. São atividades simples que costumam divertir e ao mesmo tempo estimular fatores como memória, raciocínio, consciência corporal, coordenação motora e agilidade. Listamos ideias simples de brincadeiras sem eletrônicos:
– deixar folhas de papel e lápis de colorir à disposição
– proponha construir uma cabana, usando cadeiras, lençóis e mantas
– ensine jogos de tabuleiro com damas e dominó
– promova uma caça ao tesouro dentro de casa
– selecione e ensine uma nova música
– ensine brincadeiras antigas como pular corda, elástico e amarelinha

Fonte: Unimed do Brasil/Viver Bem.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias