Febre Maculosa: Sintomas, tratamento e prevenção
4 de julho de 2023
A Febre Maculosa é uma doença infecciosa muito rara, no Brasil, acontecem menos de 15 mil casos por ano. Conhecida por sua erupção característica, causada pela picada de um carrapato.
Também conhecida como Tifo Exantemático, é uma doença possivelmente fatal, que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado por bactérias da família Rickettsia.
Quais são os sintomas da Febre Maculosa?
A Febre Maculosa inicia de forma repentina com vários sintomas semelhantes ao de infecção, sendo eles, febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, falta de apetite, desânimo. Após os primeiros sintomas, aparecem manchas vermelhas pelo corpo, que tornam-se salientes, essas lesões que assemelham-se a picadas de pulga podem apresentar pequenas hemorragias sob a pele.
O vírus tem um período de incubação de 14 dias. Se não tratado o paciente pode apresentar novos sintomas, como, apatia e confusão mental, com frequentes alterações psicomotoras, chegando ao coma profundo.
Qual é o tratamento para Febre Maculosa?
A Febre Maculosa no Brasil tem cura desde que o tratamento com antibióticos seja iniciado nos primeiros dois ou três dias. Logo nas primeiras doses os sintomas começam a reduzir, evoluindo assim para uma cura total.
O atraso no diagnóstico pode fazer com que o paciente tenha agravação dos sintomas e algumas complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, dos pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.
Ao apresentar os primeiros sintomas, procure um médico, vá a emergência mais próxima da sua casa para iniciar o tratamento.
Como é feita a prevenção contra Febre Maculosa?
Para se proteger da Febre Maculosa e carrapatos é importante que sempre ao entrar em lugares com mato, estejam protegidas por calça, camisa comprida e principalmente, botas. Se possível, evite caminhar em áreas já conhecidamente infestadas por carrapatos e, a cada duas horas, verifique se há algum deles preso ao seu corpo, quanto mais rápido ele for retirado, menor o risco de infecções.
Quando retirar o carrapato de suas roupas não esmague com a unha, assim ele pode haver liberação de bactérias que podem penetrar através de pequenas lesões na pele. Existem repelentes com concentrações maiores do produto químico DEET (N-N-dietil-meta-toluamida), que são eficientes contra mosquitos e carrapatos, fazendo com que eles morram, sem liberar as bactérias prejudiciais à nossa saúde.
A Febre Maculosa é mais comum nos meses de junho a novembro, período em que predominam as formas jovens dos carrapatos, chamados de micuins. Sendo assim, evite qualquer descuido e procure um médico assim que aparecerem os primeiros sintomas.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!