Mofo no período chuvoso: cuidados e precauções
5 de Abril de 2023
Durante o período chuvoso vemos o aumento do mofo em alguns lugares, isso acontece pois aumenta a umidade do ar e com isso facilita proliferação de microorganismos.
Também pode ser conhecido popularmente como bolor, deixa manchas em roupas, danifica mobílias e a estrutura de alguns ambientes.
O que causa o mofo?
O nome “mofo” é uma forma popular de dominar os Fungos Filamentosos, um conjunto com grande variação de espécies.
Esses organismos gostam de ambientes úmidos e escuros. Sendo, por isso, que costumam aparecer em maior quantidade durante o período chuvoso.
Em ambientes domésticos, como cozinha, box do banheiro e guarda-roupas essas condições são frequentemente encontradas, facilitando a proliferação.
Por que o mofo é prejudicial à saúde?
Problemas respiratórios comuns, como asma alérgica e sinusite fúngica, podem ser agravados ou causados pelo mofo.
Mas além deles existem doenças mais graves que podem ser causadas pelos fungos, uma delas é desencadeada pelo mofo tóxico, muito comum mas pouco diagnosticada.
O contato com esses fungos também pode desencadear doenças de pele, por esse motivo que o contato direto não é aconselhado.
Sintomas de doenças provocadas pelo mofo:
- Tosse;
- Dor de cabeça;
- Coriza;
- Congestão nasal;
- Irritação nos olhos;
- Reações cutâneas;
Ao notar qualquer um desses sintomas após o contato com grande quantidade dos fungos, procure atendimento médico.
Como podemos acabar com o mofo?
Existem diversas maneiras de acabar com esse fungo e uma das dicas é utilizar um desumidificador à base de cloreto de cálcio, facilmente encontrado em supermercados. Esse produto absorve a umidade e dificulta a proliferação do mofo.
Já para remover o fungo, uma ótima opção é utilizar vinagre branco de álcool e água sanitária, mas não esqueça de manter essa misturinha longe do alcance de crianças e animais.
Uma forma fácil de evitar o mofo em roupas é realizar uma limpeza nos móveis usando vinagre branco de álcool, depois que ele secar, você pode devolver as roupas para o guarda-roupa. Outra dica é evitar guardar vestimentas em caixas de papelão e sacos plásticos, pois esses materiais não permitem a circulação do ar.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!