Ação educativa conscientiza sobre transtorno bipolar

27 de Março de 2014

bipolar-blog_1O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é um mal que atinge entre 1% e 4% da população, segundo a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata). Isso significa que em Fortaleza há pelo menos 25 mil acometidos pelo mal. Com o objetivo de informar a população, combater o preconceito e reduzir os danos da doença a partir do diagnóstico precoce, o Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (Geta) fará uma ação educativa no próximo domingo (30), data que marca o ano inaugural do Dia Mundial do Transtorno Bipolar.

O Geta é ligado à unidade de saúde mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e acompanha 120 pessoas de todo o Estado com diagnóstico de TAB, atendidas por psiquiatras e psicólogos. O grupo também faz triagens semanais de novos pacientes, mas reconhece que o número está bem aquém da realidade local, por isso a importância da ação que acontecerá na praça dos Estressados, na Av. Beira-Mar. “Queremos desmistificar e informar sobre o que é o transtorno para diminuir o preconceito que existe sobre o assunto”, explicou o acadêmico de medicina João Paulo Nascimento.

A psicóloga Andréa Autran cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indicam que o transtorno bipolar é a 6ª maior causa de incapacidade no mundo. Segundo ela, a doença tem o maior índice de tentativas de suicídio, com registros em 50% dos casos. “Daí a importância da divulgação”, disse.

Oscilações de humor

De acordo com a Abrata, o transtorno bipolar é caracterizado por oscilações de humor, em que momentos de depressão se alternam com outros de euforia. Os que possuem o TAB são mais suscetíveis ao consumo exagerado de álcool e outras drogas, além de estarem mais propensos a adquirir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Além do transtorno em si, a bipolaridade afeta a vida do portador, especialmente se o diagnóstico for demorado. As implicações têm aspectos cognitivos, emocionais, laborais, sociais, financeiros e familiares, segundo estudo do Geta.

O dia 30 de março de 2014 foi escolhido por instituições internacionais que lidam com o transtorno bipolar. A data é em homenagem ao nascimento do artista holandês Vincent Van Gogh, que foi postumamente diagnosticado como portador do transtorno bipolar.
Mais informações

Grupo de Estudos em Transtornos Afetivos (Geta)
Rua Capitão Francisco Pedro,1290.
Tel:3366.8149/ 8891.9246.
E-mail:getace@gmail.com

Fonte: Diário do Nordeste.


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias