Choque elétrico: dicas para os primeiros socorros

27 de Janeiro de 2022

O choque elétrico ocorre quando a corrente elétrica passa através do corpo humano. Os casos mais graves são quando a descarga de energia atravessa de uma mão à outra, percorrendo por um caminho que pode afetar o coração e gerando complicações no organismo, indica a nota do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Durante períodos de chuvas intensas com ocorrências de raios, o risco de choques elétricos são mais frequentes, tanto em ambientes abertos, como também dentro de casa. Nestes casos, o uso de equipamentos elétricos deve ser evitado e, quando possível, mantenha a distância de janelas, tomadas, portas de metal, além de cercas de arame, varais, antenas e objetos metálicos, conforme orienta o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Raio vai até o solo, a descarga de energia pode causa choque elétrico em pessoas que forem atingidas pelo fenômeno natural.

Quando uma pessoa leva um choque elétrico, os primeiros socorros são fundamentais para prevenir que a vítima tenha consequências graves. 

Saiba o que fazer nessas situações:

Desligue a chave geral de energia

Em situações de acidentes elétricos, a primeira ação é suspender o quanto antes a troca de energia elétrica da fonte com a pessoa. A descarga de energia no corpo pode afetar as funções vitais, desestabilizando o funcionamento do organismo, podendo causar graves lesões e, até mesmo, levar ao óbito.

Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa

Utilize materiais não condutores de energia, como madeira, borracha, isopor e plásticos, para mover a pessoa. Nunca toque sem proteção adequada em quem sofreu um choque elétrico. 

Chame o SAMU

Ligue para o 192 e relate a condição da vítima de choque elétrico. 

Verifique o estado de saúde da pessoa

Observe se ela está consciente e respirando. Em situações positivas, pergunte se ela sente alguma dor ou desconforto e a mantenha deitada até a chegada do socorro. Não permita que o acidentado se levante, ele deve permanecer deitado de costas ou na posição mais confortável, segundo informa o Manual de Primeiros Socorros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Homem negro está deitado em uma maca após ter sofrido choque elétrico. Dois socorristas prestam atendimento de primeiros socorros, a mulher imobiliza a vítima enquanto o outro socorrista realiza massagem cardíaca.

Caso ela esteja inconsciente, mas respirando, vire a pessoa de lado na posição lateral de segurança. Se a vítima de choque elétrico não estiver respirando, realize massagem cardíaca e respiração boca a boca até que os seus sentidos retornem ou até o atendimento especializado chegar ao local.

Como evitar choques elétricos

Choques elétricos podem ser evitados com o bom uso de eletrodomésticos, dando atenção às voltagens indicadas nos manuais e não utilizando durante o carregamento, como no caso de aparelhos celulares. A verificação de fios e tomadas da residência e a manutenção regular das instalações elétricas são ações que podem contribuir para a prevenção de acidentes. 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará orienta que fiações antigas e desencapadas devem ser substituídas, as tomadas precisam estar protegidas, principalmente quando há crianças, e extensões com muitos aparelhos conectados devem ser evitados, pois podem causar curto-circuito.

Homem negro usa capacete de proteção de cor amarela e veste camisa xadrez e luvas. Ele está mexendo no quadro de energia. A manutenção regular das instalações elétricas é essencial para evitar choques elétricos.

Possíveis consequências do acidente

Dependendo da intensidade da energia que a pessoa foi exposta, além de outros fatores como o estado de saúde da pessoa e a velocidade com que foi realizado os primeiros socorros, a vítima de choque elétrico pode sofrer graves complicações. 

Queimaduras extensas e, geralmente, profundas são bastante comuns. Em outros casos, pode haver lesões no músculo ou nervo percorrido pela corrente elétrica, como também parada cardíaca devido a descarga elétrica no coração, segundo informações do Portal Dráuzio Varella

 

Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Instagram

Facebook