Conheça os benefícios do chá e cultive em casa
23 de julho de 2021
Servidos quentes e até mesmo frios, os chás de ervas naturais são uma ótima opção de bebida, pois possuem sabores diversos e trazem benefícios para a saúde. Feito de flores e folhas, o cultivo das ervas pode ser feito em casa, o que favorece o consumo diário.
Rico em polifenóis, compostos que possuem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o consumo de chá auxilia no metabolismo e na prevenção de doenças, segundo trabalho disponibilizado pela Universidade Federal de Uberlândia.
Utilizando água filtrada para o preparo, os chás podem ser incrementados com gotas de limão, mel, canela e outros ingredientes. Por conter grande quantidade de líquido, o consumo regular favorece a hidratação do corpo, beneficiando o bom funcionamento do organismo.
Benefícios dos chás mais populares:
– Chá de hortelã: grande aliado na melhora de problemas intestinais, o chá feito das folhas de hortelã ajuda na diminuição do inchaço, favorecendo no controle de náuseas e gases e no alívio de dores na região abdominal.
– Chá de boldo: um dos principais chás para o alívio de dores estomacais e má digestão, o boldo também auxilia na controle da diarreia e dos gases.
– Chá de erva-doce: indicado para melhora de tosse, catarro e nos sintomas da gripe e resfriados.
– Chá verde: por possuir maior quantidade de polifenóis, segundo estudo disponibilizado pela Revista Brasileira de Plantas Medicinais, o chá verde atua como anti-inflamatório e antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças.
Saiba como cultivar ervas de chá em casa:
Ter uma pequena horta de ervas para preparar chás naturais a qualquer momento é fácil e simples de fazer.
– Plantas mais indicadas para ter em casa: hortelã, alecrim, erva cidreira, capim limão, boldo e camomila.
– Como cultivar plantas de chá em casa: no geral, as folhas podem ser cultivadas em locais com bastante luminosidade, mas sem entrar em contato direto com raios solares. Regar três vezes por semana é a frequência mais indicada, podendo sofrer alterações de acordo com o clima.
As folhas de hortelã, por exemplo, são preferenciais para climas amenos, com solos úmidos, mas não encharcados e boa luminosidade. O mesmo vale para o chá de boldo, porém o contato com o sol deve ser direto.
Já o alecrim é adaptado a climas quentes, com solos mais secos e pode receber luz direta do sol, conforme indicado na cartilha de Plantas Medicinais, produzida pela Prefeitura Municipal de Campinas.
Continue acompanhando as publicações da Unimed Ceará para mais dicas para viver bem e com mais saúde. Cuidar de você é o nosso plano!