Escorpiões em casa: como evitar e o que fazer se for picado
17 de Fevereiro de 2021
O surgimento de escorpiões em casas e apartamentos costuma se intensificar durante a quadra chuvosa. Habituados a ambientes escuros e secos, o animal peçonhento sai de seu esconderijo para se abrigar em locais quentes e fugir da umidade.
Por escolherem locais comuns da casa como bolsas, calçados, guarda-roupas, armários e entulhos para se esconderem, a picada do escorpião acontece quando o animal é tocado por acidente ou se sente ameaçado por uma presença externa.
No Ceará, as espécies encontradas com frequência e que causam mais acidentes são a Tityus stigmurus e a Tityus serrulatus. Conhecida como escorpião-amarelo, a Tityus serrulatus possui veneno mais forte, podendo causar consequências graves e até mesmo levar ao óbito se não tratado com urgência.
Com hábitos noturnos, o escorpião-amarelo injeta o veneno por um ferrão localizado em sua cauda. A picada do escorpião é dolorosa e pode causar inchaço, formigamento e vermelhidão no local da ferida. Em situações mais graves, a pessoa que foi picada pode sentir náuseas, vômitos, dificuldade para respirar e agitação.
A época mais comum para o aparecimento de escorpiões em casas e apartamentos é durante o período de chuvas. No Ceará, a quadra chuvosa ocorre entre os meses de janeiro e junho.
Confira algumas dicas e cuidados que a Unimed Ceará selecionou para ajudar você a evitar o surgimento de escorpiões em casa e a tomar as ações indicadas caso algum acidente aconteça.
Como evitar escorpiões em casa
- Evite frestas e buracos em paredes, muros, pisos e tetos
- Tampe os ralos de pias e banheiros após o uso
- Verifique se portas e janelas estão vedadas
- Não acumule lixo e entulhos, isso atrai baratas e insetos que são os principais alimentos para os escorpiões
- Examine com frequência e cuidado armários e guarda-roupas
- Agite roupas, toalhas, panos, bolsas e calçados antes de usar
O que fazer ao ser picado por escorpião
- Mantenha a calma
- Lave o local da picada apenas com água e sabão
- Se desejar, coloque uma compressa de água morna para reduzir a dor
- Não esprema ou perfure o local da picada
- Não amarre ou faça curativos na ferida
- Procure uma unidade de saúde com urgência
- Se for possível, leve o animal dentro de um pote com tampa ou tire uma foto para que seja identificado e facilite na hora de aplicar o soro