Casos confirmados de dengue diminuem 82,92% no Estado
10 de Abril de 2013
O número de casos confirmados de dengue caiu 82,92% no Ceará, entre janeiro e março de 2013, quando comparados com o mesmo período do ano passado. Foram 1.486 casos confirmados no primeiro trimestre. Destes, 507 casos foram verificados em Fortaleza.
O coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Manoel Fonsêca, diz ser comum a diminuição de casos de dengue após períodos de epidemia – como os anos de 2011 e 2012. Além disso, a diminuição no volume de chuvas registrado este ano contribui para o controle da doença.
Mesmo com índices baixos, é importante não descuidar no combate à proliferação do mosquito. Exemplos preocupantes são encontrados, por exemplo, nas praças do Centro, que possuem fontes desativadas e com água parada. Uma delas é a fonte cinética, na praça Dom Pedro II (Praça da Sé), obra do artista Sérvulo Esmeraldo.
“Nunca a vi funcionar. Uns dizem que levaram o motor. Outros, que projeto não foi bem realizado. Ali virou foco de dengue”, comenta o turismólogo Gerson Linhares, idealizador do projeto Fortaleza a Pé, que incentiva a preservação do patrimônio histórico da Cidade.
A famosa Coluna da Hora, na Praça do Ferreira – cartão-postal de Fortaleza – também continua sem funcionar. No local, existe apenas água parda e muito lodo. Além disso, o poço existente ao lado está cheio de sujeira e com forte odor. “Aqui até existem peixes, mas é tanta imundice que eles acabam morrendo sem oxigênio”, diz o flanelinha Ronaldo Tavares, 35. Outra fonte desativada é da praça Murilo Borges (Praça do BNB). Mesmo tendo sido esvaziado, o local acumula água após as chuvas.
A coordenadora do núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Socorro Furtado, informa que o órgão faz um trabalho de acompanhamento das praças e bueiros do Centro. Onde é identificado o foco do mosquito, podem ser utilizados inseticidas e larvicidas para controlar a proliferação. Socorro lembra que o “controle da dengue envolve toda a população”, que deve evitar o acúmulo de água nos domicílios.
Já a Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor) informa que está tomando providências para a recuperação de fontes e lagos nas praças do bairro.
Saiba mais
Dengue no Ceará:
São 1.486 casos confirmados de janeiro março de 2013.
Municípios com maior número de casos:
Fortaleza: 507 casos de dengue confirmados;
Tauá: 275 casos;
Itatira: 98 casos;
Pereiro: 76 casos;
Quixadá: 75 casos;
Pacajus: 28 casos.
Dengue em Fortaleza:
São 507 casos de dengue confirmados.
Bairros com maior número de casos:
Bom Jardim: 35 casos confirmados;
Mondubim – 22 casos;
Bom Sucesso – 21 casos;
Jardim das Oliveiras – 21 casos;
Canindezinho – 19 casos;
João XXIII – 16 casos;
Parangaba – 16 casos;
Pici – 13 casos;
Vila Peri – 12 casos;
Henrique Jorge – 11 casos;
Antônio Bezerra – 10 casos;
Barra do Ceará – 10 casos;
Luciano Cavalcante – 10 casos;
Serrinha – 10 casos.
Fonte: O Povo