Greve dos bancos começa nesta terça (18)
17 de setembro de 2012
A única atividade garantida com a greve dos bancários é a compensação de cheques
Está marcada para amanhã a greve dos trabalhadores em bancos, deflagrada em assembleia do Sindicato dos Bancários do Ceará no último dia 12. Para ter acesso aos serviços de internet e mobile banking (via celular) é necessário fazer cadastro até hoje no seu banco. A única atividade garantida com a paralisação é a compensação de cheques. Ficam comprometidas aberturas de contas, cadastros (como Bolsa Família), financiamentos, problemas com senhas e aplicações financeiras. Contudo, é possível utilizar canais alternativos para ter acesso a vários serviços.
Opção
Nos correspondentes bancários (lotéricas, agências dos Correios, farmácias, redes de supermercado) é possível realizar desbloqueio de cartão, depósitos, pagamentos, saques e consulta de saldo. Nos caixas eletrônicos também estão disponíveis estes serviços, exceto o desbloqueio.
Prejuízo
Quem se sentir prejudicado com o período de greve pode reunir documentos que comprovem que houve perda financeira – como em situações de problema com senha ou mesmo a demora de análise de financiamentos. É recomendado fazer Boletim de Ocorrência (BO), encaminhar e-mail para a ouvidoria do banco e emitir Notificação Extrajudicial em cartório, nos casos mais graves.
Reivindicações
Em todo o Estado, são cerca de 10 mil bancários. O reflexo do movimento depende da adesão. Dentre as reivindicações estão reajuste de 10,25% (reajuste real de 5%), Participação nos Lucros e Resultados de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, aumento das contratações, fim das terceirizações, auxílio-refeição e cesta alimentação cada um igual ao salário mínimo e projeto-piloto para segurança bancária. No País, são cerca de 500 mil bancários representados pelo Comando Nacional.
O reajuste real oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de 0,7%. Por meio da sua assessoria, a Fenaban afirmou que a proposta dos bancos está na mesa de negociações para ser debatida.
Fonte: Diário do Nordeste