Passeio Ciclístico Novembro Azul Unimed Ceará
20 de novembro de 2018
O evento busca disseminar a importância dos cuidados com a saúde do homem
O mês de novembro é todo dedicado à conscientização a respeito de doenças que atingem diretamente o gênero masculino, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em apoio a este movimento a Unimed Ceará realiza no dia 21 de novembro um Passeio Ciclístico com o objetivo de envolver o maior número de pessoas na campanha, levando ao público informações sobre cuidados fundamentais para obter mais qualidade de vida e bem-estar. Para participar do evento basta levar uma lata de leite em pó e efetuar a inscrição durante a concentração. Como parte da programação haverá também distribuição de camisas para os ciclistas. Na ocasião será disponibilizada toda uma estrutura que inclui: ambulância, carro de apoio, batedores, além de água, suco e alimentos saudáveis. Também será possível alugar bicicletas no local.
Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.
Sobre o Movimento Novembro Azul
Para levar informação à população, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza, desde sua fundação, em 2008, iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. Ao longo dos anos, o Novembro Azul tornou-se uma ação de domínio público e passou a ser incorporada por outras ONGs, empresas privadas e pelo público, engajando milhões de pessoas. Atualmente, é a maior campanha de combate ao câncer de próstata do Brasil.