Volta às aulas e um alerta!
30 de julho de 2018
Papais e mamães: é importante ficar atento ao peso da mochila escolar
As férias acabam esta semana para muitos colégios, e com o retorno dos estudantes às escolas, a dúvida sobre qual o peso ideal da mochila volta a preocupar muitos pais. Quanto a mochila deve pesar? Como fazer para que os alunos não coloquem peso desnecessário dentro do acessório? Além de encontrar respostas para estas questões, é importante conscientizar seu filho que o carregar o “mundo nas costas” pode comprometer a coluna.
Pesquisadores do Cincinnati Children’s Hospital, nos Estados Unidos, avaliaram crianças que deram entrada no pronto-socorro do hospital com dores nos ombros e constataram que 23% delas tinham lesões causadas pelo uso impróprio da mochila, segundo o Hospital do Coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso inadequado de mochilas é um dos motivos que levam 85% da população a sofrer de dores nas costas.
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia diz que o ideal é que a criança ou adolescente carregue até 10% do peso corporal.
É importante que a família participe da escolha do modelo da mochila. Mostre ao seu filho que o melhor tipo é o que contém duas alças reforçadas e acolchoadas. Elas distribuem o peso e sustentam melhor o acessório na posição correta – encostada na altura da lombar. Os tipos com rodinha são uma boa opção, mas devem ser usados pelos alunos que estudam em locais sem muitas escadas. Oriente seu filho a carregar somente o necessário dentro da mochila.
Fonte: Unimed Brasil