Dia Nacional do Surdo
26 de setembro de 2018
Somente 2% dos sites brasileiros são acessíveis
A falta de acessibilidade digital em Libras faz com que a internet esteja praticamente “offline” para uma parcela significativa da população
Nosso site possui a ferramenta Hand Talk, que realiza tradução digital e automática para Língua Brasileira de Sinais, utilizada por surdos. O responsável pela tradução é o intérprete virtual, Hugo, personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão. Para instalar a ferramenta é necessário apenas acionar o serviço junto ao sinalizador na barra lateral direita do site.
Ser acessível faz toda a diferença
Quando falamos da surdez, por exemplo, são quase 10 milhões de pessoas com perda auditiva no Brasil, segundo o Censo do IBGE 2010. E a maioria dos surdos tem grandes dificuldades para escrever ou ler em português. Isso acontece por diversas razões, como por exemplo, o fato do português ser uma língua bastante fonética e sua aprendizagem ser basicamente feita por sons, o que gera dificuldades na alfabetização dos surdos. A evasão escolar, por dificuldades de aprendizagem e a falta de escolas bilíngues aptas a alfabetizar surdos, também contribui para números tão altos. O problema não é exclusividade do Brasil, já que 80% dos surdos de todo o mundo são analfabetos. A mudança desse panorama para uma realidade mais acessível é responsabilidade de cada um de nós, como cidadãs e cidadãos.