Unimed Ceará investirá R$ 10 mi em policlínicas

27 de outubro de 2011

Cidades-sede de macrorregiões do Ceará, como Quixeramobim, Iguatu e Itapipoca, receberão policlínicas da Unimed. Além delas, o Porto do Pecém terá a sua unidade ampliada. A Unimed também está se habilitando para adotar o prontuário eletrônico.

As cidades de Quixeramobim, Iguatu e Itapipoca, cidades-sede de macrorregiões cearenses, vão receber policlínicas da Unimed. A informação foi dada ontem pelo presidente da Unimed Ceará, Darival Bringel, na 41ª Convenção Nacional da Unimed, realizada no Centro de Convenções.

 

Segundo o presidente, a instituição investirá R$ 10 milhões para a construção das três clínicas no interior e a intenção é contar com parceria do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e das cooperativas de crédito (Unicred) para realização.

Para 2012, Darival afirmou que está sendo estudada a ampliação da policlínica ou criação de unidade hospitalar da Unimed no Porto do Pecém. De acordo com ele, as cidades do interior do Ceará que contam com policlínicas da instituição são Aracati, Crateús e Limoeiro do Norte. “O plano de saúde cobre, aproximadamente, 90% do Estado. A intenção é chegar a 100%”, afirma Darival. A partir do próximo ano, o presidente disse que haverá prioridade de investimento maior na região do Cariri.

“Já contratamos pessoal para viabilizar econômica e financeiramente essas criações e ampliações de policlínicas. Com isso, esperamos ter uma maior presença no mercado de saúde privada do interior e ter uma rede que possa facilitar atendimento médico de qualidade”, afirmou. Por ser um estudo, ainda não há detalhes a respeito das especialidades das policlínicas que serão criadas.

Dificuldades

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), Ivan Moura, afirmou não estar sabendo do estudo da Unimed Ceará. Apesar disso, ele afirmou que policlínicas com muitas especialidades, como foi o caso do modelo proposto pelo Programa de Expansão e Melhoria da Assistência no Estado do Ceará, é encarada com “preocupação” pelos médicos.

“Não vai ser fácil que as policlínicas funcionem. Há num primeiro momento dificuldade de conseguir especialistas pelo SUS para todas as dez ou treze especialidades que as policlínicas terão nas 21 cidades do interior. Esperamos que a surpresa seja positiva”, disse o presidente.

Segundo Carlos Arcanjo, presidente da Unimed Sobral, cada região tem a sua particularidade. No caso da cidade de Sobral, onde há cerca de 16 mil usuários do plano de saúde, sendo a maioria da classe B, existe uma demanda alta por medicina preventiva. Apesar de existir hospital Unimed na cidade, o número de leitos ainda é “deficiente”, disse Carlos. “Hoje são trinta. A previsão é de que o número de leitos seja ampliado para 150”, estima.

No evento, também foi apresentada a proposta de modernização das instalações de saúde por meio do uso do prontuário eletrônico. Segundo Darival, a iniciativa representa um “avanço que vai depender de investir muito em tecnologia e o hospital Unimed já está se preparando para essa realidade”, afirmou. O presidente afirmou que a instituição está “habilitando” as unidades para adotar o serviço de prontuário eletrônico. Sem data definida.

 

SERVIÇO

41ª Convenção Nacional da Unimed

Tema: Governança Cooperativa – Transformando o modelo.

Quando: até amanhã, 28.

Onde: Centro de Convenções (Avenida Washington Soares, 1141 – Água Fria)

Outras informações: (85) 3101 4689

site: www.unimed.com.br

 

Números

3

É o número de cidades do Ceará que têm policlínicas: Aracati, Crateús e Limoeiro.

 

90

Por cento. Essa é cobertura do plano de saúde Unimed no estado do Ceará.

Fonte: Jornal O Povo


Compartilhe:


Comentários:

Cadastre-se para receber novidades e notícias