Conheça práticas caseiras para acabar com o soluço
11 de julho de 2016
Só quem já passou por uma crise de soluço sabe o quão incômodo é. O soluço ocorre devido a um movimento involuntário do diafragma (músculo que separa o peito do abdômen), seguido pelo fechamento rápido da glote durante a inspiração, essa ação produz o “hic”, aquele som característico do soluço. A duração das crises é variável, podendo durar minutos, horas ou semanas. Em grande parte dos casos o soluço não é algo sério e melhora de forma espontânea em alguns minutos.
Conforme o Ministério da Saúde, as crises duradouras podem ser sintomas de diversas doenças, de ordem digestiva, respiratória, genital, psicológica, vascular, metabólica ou relacionadas ao sistema nervoso central. Também pode ter origem psicológica, como tristeza, ansiedade, agonia e depressão. Por isso é necessário procurar um médico caso a crise de soluço perdure por dias ou apareça muitas vezes em curtos períodos de tempo. Ele poderá identificar a causa do soluço e tratá-la da maneira mais adequada.
Soluções caseiras indicadas pelo Ministério da Saúde:
– Prender a respiração: eleva a quantidade de moléculas de gás carbônico na corrente sanguínea, o que faz com que o cérebro atue no sentido de contrair o diafragma.
– Água gelada: a ingestão de água gelada atua no sentido de estimular, pela mudança de temperatura, o nervo vago (atua na secreção de líquidos digestivos), que também age sobre o diafragma.
Fonte: Unimed do Brasil/Viver Bem.